Afinal, o que é automação de marketing e o que é importante saber?

o que é automação de marketing

Se você já conhece um pouco sobre o marketing digital, é bem provável que já tenha ouvido alguma vez o termo ‘automação de marketing’.

A base e o princípio do Inbound Marketing é justamente atrair e nutrir o possível cliente, melhorando a relação cliente-marca e facilitando assim o que a empresa mais quer: a venda.

Para garantir que a estratégia seja o mais assertiva possível e que os resultados sejam positivos, existem diversas ferramentas que auxiliam o processo.

Além dos comumentes conhecidos e-mails, blog e site, existem ferramentas disponíveis para agilizar todo o processo, garantindo um bom gerenciamento e uma análise constante.

Para entender mais o que estamos querendo dizer e para diminuir dúvidas sobre automação de marketing, prossiga com a leitura deste conteúdo.

Vamos nessa?

Entenda a automação de marketing

Antes de tudo é fundamental entender ao certo o que é automação de marketing para entender como ela é importante dentro de uma estratégia de Inbound Marketing.

Em resumo, a automação de marketing tem relação direta com softwares que automatizam a estratégia de marketing. É uma maneira de gerenciar todas as estratégias feitas, analisar, acompanhar e evitar possíveis erros que podem ocorrer quando feitos de maneira manual.

Ajuda a agência a criar prioridades, executar as ações e organizar a estratégia de forma mais eficiente.
Mas não pense que a automação é uma maneira de substituir as pessoas. Não! Ela é só uma forma de deixar o trabalho mais eficaz.

Para que a ferramenta seja o mais proveitosa possível é importante uma estratégia alinhada e com objetivos claros.

Por que é uma boa opção?

A automação é extremamente útil já que ela consiste totalmente em facilitar processos.

É possível agendar postagens nas redes sociais, postagens no blog, monitorar o tráfego do site e blog, criar fluxos de nutrição e também de envio de e-mails, criar landing pages para oferecer materiais ricos como ebooks e webinars, entre outros diversos processos que podem ser feitos dentro de uma boa ferramenta.

Quando esses processos são facilitados, há um lucro visível tanto para a agência onde é possível facilitar e otimizar o tempo, garantindo priorizar também outras ações, incluindo transformar os leads em clientes e futuramente gerar vendas, quanto um lucro para a empresa que verifica os detalhes das ações e com isso tem um ROI (Retorno Sobre Investimento) maior.

Ou seja, com essas ferramentas é possível ficar ainda mais próximo do lead e tomar atitudes acertadas dentro da estratégia.

Qual a melhor forma de usar uma ferramenta de automação de marketing?

Diferente de outros tipos de softwares para gestão, uma ferramenta para automação de marketing consegue ajudar em uma estratégia mesmo quando ela está em diferentes níveis.

“Mas o que isso quer dizer?” Quer dizer que com ela é possível auxiliar tanto os leads que estão na topo do funil, quanto os leads que já estão no processo de tomada de decisão.

O objetivo maior do uso da ferramenta é garantir eficácia em áreas importantes, ajudando no marketing e também no auxílio até as venas.

Por isso, para usá-lo de forma correta e eficaz é essencial agregar as funcionalidades e criar todas as ações de forma integrada.

Informação relevante

É válido relembrar que quando uma agência de marketing toma conta de uma conta a fim de criar estratégias de Inbound Marketing, ela consegue adaptar a ferramenta para atingir os objetivos da empresa, usando as áreas que mais interessam para aquela estratégia específica.

Para entender melhor como funciona uma ferramenta de automação de marketing e para saber o que a BSB Connect pode fazer por seu negócio, converse com um de nossos especialistas. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

©2016 BSB Connect. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?