Como conquistar novos clientes com Inbound Marketing? [ATUALIZADO]

Como conquistar novos clientes com Inbound Marketing

Conquistar novos clientes com Inbound Marketing não é tão complexo quanto parece. Para quem não sabe o que é pode ser sim um ‘bicho de 7 cabeças’, mas ao entender um pouco mais é notável que está bem longe de ser.  

Na verdade, o Inbound Marketing é um grande aliado da sua empresa, uma vez que facilita o alcance de pessoas realmente interessadas no seu produto/serviço, já que todo trabalho de uma estratégia é desenvolvido especificamente para cada empresa e para atrair o possível cliente.

Para que isso aconteça, existem alguns pontos de partida, como a criação de conteúdos úteis e relevantes. A partir daí é possível capturar leads, ou seja, conquistar seus clientes por magnetismo.

Para entender o assunto detalhadamente e saber como conquistar novos clientes para a sua empresa, prossiga com a leitura!

Inbound Marketing? O que é?

Antes de mais nada é importante entender o que é o Inbound Marketing.

Pode ser que na prática você já saiba bem o que é, mas é válido conhecer também na teoria, já que ela pode facilitar o entendimento das técnicas usadas.

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias com um objetivo principal: atrair voluntariamente clientes potenciais para uma empresa.

E como conquistar novos clientes com o Inbound?

Para saber como conquistar novos clientes é fundamental entender as fases do Inbound e como cada uma delas pode ajudar no crescimento do seu negócio.

A metodologia básica é dividida nas seguinte fases:

Atração

A atração é claramente o primeiro passo. É aqui que tudo visivelmente começa. Falamos visivelmente porque para chegar até aqui você já sabe quem são as suas personas e qual deve ser a jornada de compra.

A atração é a base que ao longo do tempo deve ser lapidada. É nesta fase que os primeiros clientes são atraídos para o seu negócio.

Ao invés de usar táticas comuns para muitas empresas, como a distribuição de panfletos ou anúncios em jornais do bairro, o Inbound Marketing tem como essência a ideia de que você deve conquistar o cliente primeiramente, o que acontece em um primeiro momento com a produção de conteúdos relevantes, como textos específicos e iscas, como e-books.

As principais ferramentas usadas para atrair são:

  • Blog
  • Técnicas de SEO
  • Palavras-chave
  • Mídias Sociais

Conversão

De nada adianta a produção de conteúdos para um possível cliente se, no fim, ele não for até seu negócio e contratar os serviços ou produtos da empresa.

Por isso, a conversão é um momento indispensável em um processo de Inbound Marketing.

Sendo assim, a conversão pode ser vista como o ‘momento da virada’, que é onde a pessoa deixa de ser apenas alguém interessado no seu material e passa a ser uma pessoa interessada no seu negócio.

Quando um leitor do blog ou um seguidor das suas redes sociais, por exemplo, se identifica com a empresa que publicou um conteúdo, ela acaba se interessando mais e, com isso, facilita a conversão.

Como é feita a conversão?

Essa conversão é feita a partir do momento em que o leitor preenche os dados para receber um conteúdo oferecido pela empresa, como um infográfico, um e-book, uma web palestra, entre outros. Daí em diante ela se torna um lead, isto é, uma oportunidade de negócio.

A conversão se torna útil para ambos os lados. O lead tem acesso a um material rico ofertado pela empresa. Já a empresa tem acesso às informações de contato desse possível cliente, o que facilita a nutrição, ou seja, facilita novos conteúdos, e-mails e informações que aumentam a interação lead-marca.

As principais ferramentas para conversão

Dentre as ferramentas de conversão estão:

  • Call to Actions (botões que convidam para uma ação, do tipo ‘Assista aqui’, ‘Eu quero’, ‘Faça download aqui’);
  • Landing Pages com perguntas que podem ajudar na qualificação do lead, como idade, cidade e objetivo.

Como conquistar novos clientes com Inbound Marketing

Fechamento

Ao ter uma base de leads, é importante segmentá-los de acordo com os interesses e, como informamos acima, nutrir (que pode ser feito através de e-mails com materiais ricos).

Entender as vontades do lead é possível através do auxílio de plataformas de automação de marketing que fornecem informações cruciais para que a segmentação ocorra. Através delas é possível saber, por exemplo, quantas vezes o leitor acessou o blog, o que ele leu e em quais links clicou em um e-mail.

É nessa fase que o lead pode se tornar um cliente, já que com essas informações é mais fácil encontrar uma forma de abordar e oferecer o serviço/produto da empresa. E o melhor de tudo: fechar uma venda.

Ferramentas usadas para segmentar e promover a venda

  • Ofertas e descontos. Depois de segmentado, é possível saber se o lead tem interesse em promoções, por exemplo;
  • E-mail Marketing;
  • Plataforma de automação de marketing.

Encantamento

No processo de “encantamento” é possível conhecer melhor o cliente e descobrir o que ele achou do trabalho da empresa. E a melhor parte é que é possível também torná-lo um cliente fiel.

O processo de engajamento que já foi feito anteriormente deve continuar. Só que nessa etapa a empresa já conhece melhor o cliente e tem informações suficientes para usar.

É indispensável fornecer conteúdo de qualidade, que mostre que a empresa está genuinamente interessada no caso dele. E é válido ressaltar que manter um cliente custa cinco vezes menos do que conquistar um novo. Por isso, valorizar é essencial.

Se o material foi interessante para você e para o seu negócio, compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também entendam como conquistar novos clientes com o Inbound Marketing! E para tirar possíveis dúvidas subjacentes sobre como funciona o Inbound, veja o conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

©2016 BSB Connect. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?