Espaço sobrando na sua agenda?

Espaço sobrando em sua agenda

É cada vez mais comum que as grandes e pequenas empresas busquem novas maneiras de atrair clientes. Adaptando-se às tecnologias recém-lançadas, é possível também para o setor da saúde (clínicas, hospitais ou profissionais independentes) conseguir atrair pacientes e ocupar vagas e espaços sobrando em suas agendas com novos pacientes e compromissos.

Conquistar pacientes com uma presença eficaz e de qualidade na Internet é uma forma muito atual e ainda pouco aplicada pelas clínicas e hospitais. Passar ao lado das oportunidades que o inbound marketing e o marketing digital no geral oferecem aos negócios, inclusive no setor da saúde, é perder inúmeras oportunidades para aumentar pacientes na sua agenda profissional.

O sucesso da Internet: conquistar pacientes com o digital

A Internet aumentou em muito o horizonte de atração e conquista de pacientes, sobretudo quando o assunto é marketing. São cada vez mais as pesquisas que indicam que a publicidade e o marketing tradicional não são mais tão efetivos: levando em consideração que a audiência dos grandes canais de televisão vem caindo ano após ano e que o marketing tradicional tem um alto custo, a Internet vem ganhando território na preferência das pessoas.

As propagandas audiovisuais  comuns, como banners e cartazes impressos, também tem vindo a atingir um número cada vez menor de pessoas. Se mais de 100 milhões de brasileiros usam e acessam a Internet diariamente, porque não aproveitar o potencial digital para atrair pacientes e aumentar o sucesso do seu negócio?

Os meios de comunicação online, como redes sociais, motores de busca ou sites oficiais, têm um papel essencial na hora da divulgação, por serem plenamente capazes de levarem o nome de um estabelecimento ao país todo em um único clique.

Aumentar pacientes com o marketing digital e presença online

Mas será que quando se tratam de clínicas e segmentos voltados à saúde ou estética que as mídias digitais são tão efetivas para conquistar pacientes?

A resposta é simples e direta: absolutamente sim!

Atrair pacientes nunca foi tão simples desde o surgimento do inbound marketing, que nada mais é do que a publicidade online, que é apresentada diretamente aos usuários pela sua própria vontade.

Através de uma pesquisa voluntária em um motor de busca como o Google, o internauta pode  encontrar sua clínica ou hospital. Ao contrário do marketing e publicidade tradicional, o inbound marketing não é evasiva nem violenta: pois é apresentada correspondendo à necessidade e pesquisa da pessoa!

Nos dias de hoje, devido à pressa e a correria do dia-a-dia, é cada vez mais recorrente que existam buscas online sobre sintomas de doenças e tratamentos, além de pesquisa sobre a credibilidade das clínicas, preços e principalmente algo que permita um contato rápido, que otimize o tempo.

Ter uma presença digital que responda a essas necessidades, é uma forma de aumentar pacientes de forma muito fácil e eficaz.

Se tratando do segmento da área da saúde, uma das melhores formas de atrair pacientes é criando conteúdo de qualidade em blogs e sites. Afinal, são eles que serão procurados sempre que o paciente tiver alguma dúvida sobre um procedimento.

No entanto, a criação do conteúdo online no setor da saúde deve respeitar algumas regras para que consiga aumentar pacientes na sua clínica ou hospital de forma honesta e credível:

 

  • Usar uma linguagem de fácil entendimento, porém sem perder o tom de autoridade

No setor da saúde, as pessoas buscam em quem confiar. É imprescindível que o texto seja direto, claro e coeso. É importante também que não apresente falhas ortográficas, que seja escrito por alguém que realmente entenda do assunto, com informações completas e comprovadas cientificamente.

Jamais espalhe boatos que não sejam verificados ou faça uso do sensacionalismo para atrair visualizações. A seriedade é essencial e o respeito pelo Código de Ética do Setor é indispensável para atrair e conquistar pacientes!

 

  • Contato com a clínica, de preferência online

 

Ao projetar o site, peça que seja feito um setor de atendimento direto com chat. Isso facilita a procura, ajuda a tirar dúvidas, otimiza o tempo do paciente e permite atrair pacientes.

Além disso, não deixe de colocar todas as informações da clínica, como endereço e telefone.

 

  • Artigos e conteúdos de qualidade para conquistar pacientes

 

Conteúdos e artigos de qualidade são uma das maiores armas do marketing digital e que a sua clínica ou hospital deve usar para atrair pacientes. As pessoas buscam cada vez mais informações relevantes em sites e motores de busca sobre doenças e tratamentos.

Se o site da sua clínica ou hospital tiver uma área com artigos sobre esses temas, as chances de visualização aumentarem são enormes! Isso permite atrair pacientes para sua clínica e hospital, aumentando o seu prestígio e nome enquanto referência médica.

Aplicar técnicas de SEO, com uso de palavras-chaves e otimização do artigo, ajuda a manter o site no topo das buscas e a conquistar pacientes.

Lembre-se mais uma vez que todo o conteúdo precisa ser produzido com cautela, exatamente por se tratar de uma área delicada. É necessário sempre verificar as informações antes de publicá-las. Algo não verídico pode manchar a imagem da sua clínica e causar o efeito reverso ao esperado.

Para aplicar corretamente as técnicas de SEO na produção de conteúdo e marketing digital na sua clínica e hospital:

  • contacte uma agência especializada em produção de conteúdo ou
  • aprenda mais com um guia sobre inbound marketing para clínicas e hospitais.

 

  • Esteja nas redes sociais e procure manter uma página atualizada

 

Tenha uma página atualizada nas mídias sociais, principalmente no Facebook. Partilhe os novos artigos na página da clínica e não esqueça de manter o tom de seriedade ao publicar ou responder a novos pacientes ou seguidores.

Responda a todos e mantenha a postura ética no caso de alguma reclamação.

Uma clínica ou hospital deve estar presente online e a aplicação correta do marketing digital no setor da saúde aumenta as chances de conseguir conquistar pacientes. Não fuja das novas tendências e do marketing digital, pois este é um fator essencial para uma empresa de sucesso: os seus futuros pacientes estão na Internet!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

©2016 BSB Connect. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?