Marketing de Conteúdo: aprenda de forma prática o que é e como fazer

Marketing de Conteúdo: aprenda de forma prática o que é e como fazer

Antes de entendermos mais sobre como funciona o marketing de conteúdo, é preciso que tenhamos uma base sobre o marketing digital. Esta noção é fundamental para a colocação da empresa em uma posição no mercado que reverta em novos clientes e vendas.

Basicamente, o marketing digital é todo tipo de propaganda feita em aparelhos digitais que envolvem a Internet e os chamados conteúdos digitais. É de conhecimento geral que a Internet é a maior ferramenta atual de marketing digital.

Por meio de campanhas online, é possível colocar seu produtos nos rankings de busca do Google, ganhar mais seguidores nas redes sociais e reverter todas as ações em vendas e acessos.

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo está integrado no marketing digital, no entanto é o termo utilizado para definir unicamente os conteúdos online.

Conteúdos online e digitais podem ser variados:

  • Artigos e publicações escritas como posts em blogs e sites, ebooks, white papers, entre outros;
  • Publicações em redes sociais, como Facebook, Instagram ou Twitter.

A chave para o sucesso do marketing de conteúdo é a criação de conteúdo que seja relevante, atrativo, que faça o seu leitor (e potencial cliente) desejar voltar a visitar seu site ou página, indicar  e compartilhar com os amigos e claro: pensar no seu negócio como produto final, tornando-se cliente.

Com a modernização dos meios de comunicação, fazer publicidade tem sido cada vez mais diferente. O marketing tradicional, caracterizado por uma agressividade imediata e exposição total do produto ao potencial consumidor, tem sido cada vez menos praticado.

A ideia com o marketing digital, e sobretudo com a aplicação do marketing de conteúdo, é trazer ao usuário a sensação de estar no comando, escolhendo o que acessar e quando acessar.

Para que a sua plataforma seja escolhida, fica óbvio que o conteúdo precisa ser detalhadamente pensado.

Como começar a produzir conteúdo de qualidade?

Este é o questionamento de muitas empresas que decidem começar a aplicar o marketing de conteúdo: o que postar?

Para responder a esta pergunta, é preciso, antes de mais nada, que se responda a uma outra pergunta muito importante: quem é o meu público-alvo? Jovens? Adultos? Homens? Mulheres?

Identificar com quem a sua marca precisa conversar é um dos passos essenciais para conseguir entender o que este usuário procura em um blog ou site e como a sua empresa pode ajudá-lo. Não se esqueça: o objetivo base essencial do marketing de conteúdo é ajudar seus leitores com conteúdo útil que os apaixone e conquiste – tornando mais fácil a conversão.

Existem diversas formas de produzir conteúdo online: textos, vídeos, gravar podcast… São vários os tipos de conteúdo que você pode criar para o seu leitor.

O ideal é entender qual dessas maneiras atingirá mais precisamente a sua audiência; só a partir daí é que deve começar a produzir conteúdo com qualidade.

Vamos à alguns exemplos práticos de como pode começar a aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa:

  • Artigos (com as famosas técnicas SEO): uma das maiores ferramentas para quem possui um site e deseja colocá-lo nas primeiras posições dos mecanismos de busca é a produção de artigos de conteúdo. Um texto bem produzido, com qualidade e aplicando técnicas SEO – como a utilização de palavras-chave, por exemplo – é facilmente revertido em mais cliques e acessos à página. Lembre-se: a qualidade e utilidade do conteúdo é fundamental. Procure descobrir o que mais agrada seu público-alvo e invista nesses assuntos, sempre mantendo o tom correto e nunca cometendo erros gramaticais que podem prejudicar toda a aplicação do marketing de conteúdo. É sempre bom procurar um profissional especializado para este fim e garantir que tudo que será postado seja de fato original, com as técnicas de SEO certas, e claro, com qualidade. 
  • Vídeos: produzir vídeos de qualidade pode ser um diferencial da sua marca. Pode não ser algo tão simples de ser feito como conteúdos escritos, mas procurando profissionais especializados, como uma agência de comunicação, será algo altamente vantajoso. Algo que está super em alta hoje é a produção de vídeos com narração e desenhos. Vale a pena investir para dar um ar mais moderno ao seu produto e atrair o público desejado. 
  • Imagens e conteúdo de compartilhamento no Facebook: independente do seu público, todos os usuários de Internet utilizam as redes sociais. Vale a pena criar uma página da sua empresa no Facebook para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Atente-se ao que o seu público procura e faça o conteúdo voltado para ele. Também vale postar links diretos para os artigos do blog da empresa diretamente do Facebook, ajudando a aumentar a audiência.

Quais são os pontos positivos de aplicar o marketing de conteúdo?

As vantagens de trabalhar no marketing de conteúdo são inúmeras! Duas delas são:

  • Aumenta o tráfego e acessos ao seu site: com a criação de conteúdo de qualidade e bem ranqueado nos mecanismos de busca, o marketing de conteúdo ajuda a aumentar o tráfego do seu site. Os leitores e potenciais clientes podem encontrar com facilidade seus produtos e serviços, pois o conteúdo serve como um cartão de visita da sua empresa; 
  • Se torna uma referência: criar conteúdos online permite que a sua empresa mostre seus conhecimentos e serviços no seu setor. Ao fornecer informação útil de forma gratuita e ajudando seus potenciais clientes, a sua “e-reputação” será maior e será visto como uma verdadeira referência no setor.

Por isso, é tão importante investir no marketing de conteúdo. Vale sempre ressaltar: como em qualquer tipo de publicidade, o que vai garantir o sucesso é a forma como as ações são feitas. É necessário sempre buscar conteúdos relevantes, entender o cliente, seus anseios e dúvidas e não poupar esforços para agradá-lo.

Comece hoje mesmo a aplicar as melhores técnicas de marketing e a criar os melhores conteúdos online para sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

©2016 BSB Connect. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?