Marketing digital para iniciantes: por onde começar?

Marketing digital para iniciantes: por onde começar?

A internet é um dos meios de comunicação mais usados no mundo. E com essa mudança frequente para o digital, as marcas e empresas se viram ‘forçadas’ a fazer parte deste meio, uma vez que quem não adere acaba ficando para trás no consumo dos clientes e vendas.

O acesso 24 horas a internet com conexões 4g e acesso de wi-fi liberado em vários locais, faz com que os possíveis clientes de uma empresa tenham acesso a ela o tempo inteiro, independente de onde estão, o que facilita tanto a compra quanto o relacionamento cliente-marca.

Ainda não entendeu o que estamos querendo dizer? Calma, vamos te explicar todos os detalhes! Prossiga com a leitura para saber tudo sobre o marketing digital para iniciantes e descobrir por onde começar.

Vamos lá?

Mas então, o que é o marketing digital?

Para que não restem dúvidas, entender minuciosamente o que é o marketing digital é essencial!

O marketing digital nada mais é do que uma forma de divulgação na web através de ferramentas e estratégias digitais. Usando outras palavras, é o nome dado para ações de comunicação de uma empresa que usa a internet e os dispositivos dela para ampliar a relação do cliente com a marca e, consequentemente, aumentar as vendas.

O marketing digital e seus benefícios

Para começar, pegue um papel e uma caneta e anote todas as vantagens, ok? Elas podem ser úteis e facilitar muito a sua tomada de decisão de investir nas estratégias do marketing digital.

Dentre os vários benefícios de investir estão:

Manter uma presença online

Como já conversamos, você está ciente da importância de manter uma presença online.

A presença online permite que o cliente encontre a marca, conheça e se familiarize, aumentando as chances de fidelização e atraindo um público em potencial.

Autoridade da marca

As empresas com presença digital ativa, seja ela por meio das redes sociais, site ou blog, principalmente usando o marketing de conteúdo, triplicam as chances de ter uma autoridade da marca.

Desta forma, a empresa pode ser uma referência no setor, formando opiniões e auxiliando os clientes de diversas formas.

Segmentação

Bem diferente de outros meios de comunicação, na internet é possível falar com um público específico que tem desejo em um produto/serviço da empresa, aumentando as chances de vendas e alcançando somente quem tem interesse no produto.

Existem outros inúmeros benefícios e é importante conhecer cada um para saber o motivo do investimento.

“Sou novo no marketing digital. Por onde começo?”

Depois de analisar, é notável que o marketing digital é uma excelente opção para o seu negócio, certo?

Agora é essencial saber quais são os passos primordiais para que a estratégia faça sentido e seja útil para a sua empresa.

Agência especializada em marketing digital

É possível trabalhar sozinho em uma estratégia, mas ter o auxílio de uma agência aumenta as chances de resultados positivos, já que ela conta com profissionais capacitados para lidar com cada área da sua estratégia, como a criação de conteúdos, práticas de SEO, entre outros.

Portanto, contratar uma agência de marketing digital pode ser um bom primeiro passo. Contar com profissionais especializados e que trabalham no seguimento facilita tanto a criação de uma estratégia específica para a empresa quanto a gestão dos números e resultados.

Vale ressaltar que conhecer a empresa, buscar cases e certificações é indispensável. Caso contrário, pode ser um investimento falho.

Digital sim!

Outro passo inicial: ser lembrado na internet. Crie um blog, um site e contas em redes sociais com muitos usuários, como é o caso do Facebook e Instagram.

Mesmo sem nenhuma técnica, manter essa presença é fundamental. Além do mais, ao ter contas nessas plataformas é possível saber, por exemplo, onde o seu público é mais presente, o que facilita a criação de uma estratégia específica para os seus objetivos.

Periodicidade

Criar uma conta em uma rede social é importante, mas manter a periodicidade é ainda mais.

Crie conteúdos relevantes, tire fotos dos produtos e serviços e ofereça ao seu público diversas chances de conhecer a empresa. Desta forma, é possível aumentar o engajamento e entender o que o cliente gosta e quer ver nas suas páginas.

Marketing digital para iniciantes: o que é importante saber?

Por último, mas não menos importante, é fundamental ter em mente que assim como toda estratégia de comunicação é preciso investir e plantar para colher bons frutos futuramente.

Dentro do marketing digital, existe um conjunto de técnicas conhecidas por Inbound Marketing, que é uma maneira de atrair possíveis clientes para a empresa, relacionando, agregando valores e mostrando a relevância de uma marca para o seu possível público.

Pesquise, estude um pouco sobre o quão essencial o marketing digital pode ser para o seu negócio e aumente visivelmente os lucros da sua empresa. Possuímos uma série de conteúdos relevantes que podem te ajudar na tomada de decisão.

O marketing digital para iniciantes é apenas uma introdução de um mundo de informações disponíveis. Para entender melhor, converse com um de nossos especialistas. Teremos prazer em esclarecer possíveis dúvidas! Conte com a BSB Connect.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

©2016 BSB Connect. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?