Celebridades nas redes sociais

Cristiano Ronaldo é o jogador mais bem pago nas redes sociais

O sonho de toda pequena e média empresa é ter milhares de likes no Facebook. Algumas almejam, pelo menos, mil seguidores no Instagram. E quando olhamos as celebridades nas redes sociais, que têm lá os seus um milhão e meio de seguidores em cada uma, chega a bater uma pontinha de inveja, não é? Mas, calma. Algumas dicas que vamos passar aqui nesse post seguem a mesma metodologia usada por esses famosos e vão ajudar a sua empresa a dar um ‘up’ nas redes sociais.

Celbridades nas redes sociais: como lucram

Neymar é um dos brasileiros com mais seguidores: só no Facebook há mais de 54 milhões.

Antes de tudo você precisa entender como os famosos trabalham para lucrar nesses canais. Além de serem reconhecidos no país ou no mundo todo e ganharem novos fãs sem precisar fazer muito esforço, as celebridades nas redes sociais seguem uma direção um pouco diferente das empresas quando o assunto é investir e lucrar nesses canais.

Primeiro, a internet não é só um meio para mostrar a rotina das celebridades nas redes sociais, mas um canal lucrativo para quem veste camisas, relógios, meias ou falam de um perfume novo que experimentaram e gostaram. Ao invés de vender produtos ou serviços, divulgar campanhas direcionadas e pagar anúncios para mostrar algo novo – como fazem as empresas – as celebridades são o próprio produto.

Como o futebol rende milhões nas redes sociais

Não pense que o Neymar lança o desafio de ’21 dias Listerine’ no seu Facebook oficial só porque gosta de usar Listerine. O vídeo que o atleta publicou, em que ele aparece enfrentando desafios e, em paralelo, falando dos benefícios que o enxugante bucal traz, é só parte de uma campanha da marca.

Por trás da imagem de um jogador de futebol há um monte de empresas brigando por um espaço nas suas redes sociais. E por falar em futebol, no ano passado, nós criamos um post que destacou “Lionel Messi X Cristiano Ronaldo: quem é o melhor no Facebook’. Lá, informamos que uma postagem do jogador português valia mais de 147 mil dólares em publicidade para a marca que ele estivesse anunciando. Na época, Cristiano Ronaldo tinha 102 milhões de seguidores no Facebook e hoje esse número avançou em 7 milhões.

O que copiar das celebridades nas redes sociais (e lucrar com isso)

Os dados coletados nas redes sociais dos jogadores no dia 5 de janeiro de 2016.

Para explicar mais ainda como o desempenho nas redes sociais está diretamente ligado aos resultados, vamos continuar no assunto futebol. No próximo dia 11, a FIFA anunciará o melhor jogador do mundo e os que concorrem ao prêmio de bola de ouro são o Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar Jr. Analisando a quantidade de seguidores no Facebook, Twitter e Instagram de cada um, o craque português continua na frente (conforme mostra a imagem acima).

Cada post patrocinado no Twitter de Cristiano Ronaldo custa mais de 230 mil euros.

Cada post patrocinado no Twitter de Cristiano Ronaldo custa mais de 200 mil euros.

Segundo informou o ranking do site Opendorse, uma empresa que trabalha com mídias sociais e marketing de esportistas, Cristiano Ronaldo ganha cerca de 230 mil euros, quase um milhão de reais, para anunciar uma marca em apenas (APENAS!) um tuíte, o qual chamamos de ‘post patrocinado’. Já no Twitter do craque brasileiro Neymar Jr., cada post patrocinado custa 98,4 mil euros, ou seja, mais de 420 mil reais. Os dados foram revelados pelo site Opendorse, que destacou os atletas que mais ganham dinheiro com publicidade nas redes sociais. O argentino Messi não entrou no ranking.

Como os atletas agem

Fomos até o Facebook dos três atletas que concorrem ao prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA para avaliar como eles priorizam espaço para os patrocínios e para entender por que Cristiano Ronaldo lidera o ranking de mais bem pago nas redes sociais. Para as últimas dez publicações, Cristiano Ronaldo reservou cinco delas só para divulgar algum produto. Messi fez uma publicação que destaca uma marca e Neymar não havia feito nenhum anúncio nos últimos dez posts, porém o brasileiro é o único que estampa os seus patrocinadores na foto de capa da sua página, ou seja, as marcas estão lá para todos verem.

A explicação para envolver tanto investimento é clara: as celebridades nas redes sociais, sejam jogadores, modelos, atrizes, cobram por post e as empresas pagam porque entendem que o alcance com esse anúncio será eficaz, tanto pela sensação de proximidade que o público que acompanha esses famosos nas redes sociais têm, quanto pela quantidade de público que os segue.

Estratégias para a realidade de quem não é celebridade

Como tentar beneficiar a sua marca, o seu negócio, a sua empresa, seguindo essa lógica de exposição, status e glamour das celebridades nas redes sociais? A gente sabe que é muito difícil a Nike bater a sua porta pedindo para você tuitar com a assinatura da sua empresa, mas tem como seguir algumas táticas usadas pelas celebridades para conseguir um alcance melhor nas redes sociais. Veja só:

-> Procure celebridades do mundo online como blogueiros que são conhecidos por entenderem bem de algum assunto, mas acima de tudo têm uma presença forte nas redes sociais. Eles precisam ter relação com a sua área para falar bem do seu negócio. Mesmo que isso gere um custo, o investimento vale a pena e você consegue novas relações de mercado através desse canal. Os jogadores de futebol são campeões e inspiração para a maioria dos seguidores, por isso há uma legião de fãs curtindo, compartilhando e comentando. Pensando assim, você pode atrelar a sua marca a alguém que entende muito do assunto, que é referência.

Por exemplo: Se você trabalha com venda de acessórios femininos, procure alguma blogueira para falar de um produto novo que sua loja adquiriu nas redes sociais. Se você fornece buffet pronto para eventos, converse com um cheff de cozinha badalado para fazer parceria e, claro, negociar espaço na rede social que ele tenha os seguidores mais interessantes para sua empresa.

-> Se você é profissional liberal (médico, advogado, dentista, arquiteto, jornalista, etc) então você é o seu produto, assim como os jogadores que citamos acima. Então, que tal focar mais na sua imagem? Use suas publicações num tom bem próximo dos seus seguidores, fale dos seus resultados na empresa, conte novidades e projetos futuros. Faça os fãs do seu trabalho se tornarem fãs da pessoa que você é nas redes sociais.

-> Participe de eventos que exponham a sua marca, aumente sua rede de relacionamento neles, troque cartões e informações, conheça novos parceiros e converse com seus concorrentes. Só não esqueça de mostrar o que importa ao seu público nas redes sociais.

-> Ofereça algo com valor para os seus seguidores. Se você não é celebridade, então os fãs da sua marca estão lá porque gostam do que você tem a oferecer, mas se não receberem novidade e não manterem a atração podem deixar de seguir. Opte por conteúdos relevantes, que ofereçam alguma informação útil ou até mesmo algum prêmio.

Conclusão

A maioria das celebridades nas redes sociais tem a conta nas mídias sociais operada por agências de Marketing Digital ou assessorias de imprensa, pois todas as estratégias e muitas outras ferramentas são utilizadas com objetivos específicos. Sendo assim, por trás de todo aquele trabalho há planejamento e estratégias de publicações.

Nós sabemos que os famosos possuem equipes e toda uma estrutura financeira para associar a imagem às marcas milionárias, mas muitas atitudes (e mudanças), como as estratégias que citamos acima, podem melhorar a realidade da sua empresa, por menor que seja. E com isso o que se espera é que a sua marca comece a colher os resultados: aparecem mais seguidores e, nessa mesma onda, mais clientes.

E aí? Pronto para entrar no time de campeões nas redes sociais? A gente te ajuda. Entre em contato pelo telefone (61) 3548-7339 ou por aqui, que estamos dispostos a pensar no melhor para sua empresa.

Os comentários estão desativados.

©2016 BSB Connect. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?