Calcular CAC e ROI de Marketing Digital

Quer investir em marketing digital, mas não sabe o custo disso? Comece a usar o CAC e o ROI, duas métricas que nenhum empreendedor deve ignorar.

Uma estratégia de Marketing Digital completa é aquela que atrai o lead qualificado, o direciona para a venda e ainda o torna propagador da sua marca, certo? Errado, se o ciclo parar por aí. Você vai precisar analisar algumas métricas que vão lhe ajudar a saber exatamente onde está pisando. Para valer a pena investir, é necessário ir além execução de atividades e do cumprimento de metas. É preciso monitorar.

Separei duas métricas que todo empreendedor deve acompanhar quando for iniciar um projeto de Marketing Digital: Custo por Aquisição de Cliente (CAC) e Retorno sobre o Investimento (ROI). Elas vão ajudar você a avaliar as variáveis do seu negócio nas ações de marketing e vendas.

Descubra quanto custa um cliente

O que é CAC?

Um dos motivos para investidores acreditarem no Marketing Digital é que através dele é possível mensurar resultados, sabendo exatamente quanto se gasta e quanto se ganha com cada ação na internet. Conforme o nome já diz, o CAC é uma métrica que mostra quanto você gasta para conquistar um cliente novo.

O CAC é o cálculo que deve ser feito frequentemente para  indicar se a sua estratégia está saindo cara demais ou se está gerando retorno financeiro. Portanto,  quanto menor o CAC maior será o lucro da empresa.

Em resumo, o resultado do cálculo mostra o valor médio gasto com as estratégias para conquistar os novos clientes. Os setores de Marketing e Vendas devem atuar juntos para chegar ao CAC.

Como calcular o CAC?

O jeito mais prático de chegar ao Custo de Aquisição por Cliente é somar todo valor que é investido com a finalidade de obter novos clientes, seja na área de Marketing e/ou Vendas. Depois, é só dividir pela quantidade de clientes adquiridos. Muitas empresas colocam o cálculo do CAC na lista das tarefas no final do mês, assim é mais fácil definir quais variáveis ficarão para o próximo mês.

Antes de você calcular o CAC do seu negócio, leve em consideração:

  • Colocar somente custos relacionados ao CAC. Observe se há algum valor que não está relacionado à obtenção de novos clientes, como os custos com administrativo, de estoque ou de manutenção do ambiente.
  • Se você está deixando de fora algum custo que está relacionado ao trabalho de aquisição de clientes, como a contratação de vendedores extras ou equipamentos para a equipe de vendas. O ideal é criar um checklist de tudo que é investido nesses setores que focam na venda e, claro, atualizá-lo sempre que necessário.
  • A isenção de investimentos que não tiveram tempo de dar retorno, como, por exemplo, vendedores recém contratados, que ainda não concretizaram ou formalizaram novas vendas. É importante ter um CAC confiável, feito com base em avaliações que ponderam essas informações.

Saiba qual o retorno sobre o investimento futuro, atual e passado

O Retorno sobre Investimento (Return on Investiment, Retorno sobre Investimento em português) é outro cálculo fundamental na estratégia de Marketing Digital, pois permite que a empresa tenha uma visão geral sobre investimento e retorno. Ele permite que você saiba quanto está ganhando em cada investimento.

Essa análise do retorno sobre o investimento possibilita que você reconheça quais projetos de marketing estão gerando mais retorno e como andam as campanhas de marketing. Por isso, embora não seja o único cálculo necessário na mesa de quem gerencia empresas e ações de marketing, pelo tanto de análises que o ROI permite fazer, ele se torna fundamental.  

Como calcular?

Um exemplo simples de cálculo do retorno sobre investimento é a compra de um terreno. Se você pagou 20 mil na compra do terreno e mais 5 mil para limpar, murar e pintar, mas um ano depois o bairro cresceu e você conseguiu vender por 60 mil, o retorno sobre o seu investimento foi de 35 mil.

As empresas que investem em Marketing Digital devem colocar nessa conta todos os gastos relacionados com o projeto/campanha para chegar ao ROI.

A parte boa é que praticamente todas ferramentas do Marketing como Google Adwords, Facebook ADS, Linkedin ADS e outros canais, permitem que seja viável saber os principais valores (valor investido, custo por conversão, custo por impressão, etc), assim como é possível ter uma mensuração exata do retorno sobre o investimento. Isso pode feito a cada campanha ou no projeto todo.

Conclusão

Ao mesmo tempo que você deve abranger todos os dados gerais, vai precisar ser específico nos cálculos de CAC e ROI, eles devem ser vistos como um dos termômetros da sua empresa. Leve em consideração todos os canais de marketing que recebem investimento financeiro para atrair leads e esteja preparado para eventuais mudanças, afinal, ficar preso a uma estratégia que deu certo lá atrás, mas que hoje já não traz números tão bons pode fazer o seu ROI cair.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

©2016 BSB Connect. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?