Quais são os tipos de redes sociais? Entenda a importância de cada uma para o seu negócio

Quais são os tipos de redes sociais? Entenda a importância de cada uma para o seu negócio

Se você deseja adquirir um produto ou serviço de alguma empresa qual o seu primeiro passo? Acessar o site ou as redes sociais para verificar valores e informações disponíveis, certo?

E é assim que a maioria das pessoas faz. Isso mostra que a presença bem estabelecida permite que mais pessoas conheçam seu negócio e que considerem adquirir um produto após notar a seriedade da marca.

Sendo assim, é indispensável saber quais são os tipos de redes sociais mais comuns para empresas e como elas podem ajudar a dar aquele “empurrãozinho” para o sucesso do negócio.

Para entender melhor, acompanhe o conteúdo completo.

Relacionamento direto com o seu público

Para que a sua empresa seja aceita tanto online quanto offline, a interação com a persona é essencial.

Responder dúvidas, questionamentos, manifestar interesse nas opiniões dadas na página, envolver os clientes em publicações e promoções… Tudo isso é visto com bons olhos e ajuda a aumentar a visualização, e claro, as vendas.

Lembre-se: as pessoas tendem a escolher sempre quem as trata bem e nos negócios não é nem um pouco diferente.

Quais redes sociais podem ajudar um negócio?

Antes de ingressar em qualquer uma das milhares de redes sociais disponíveis, é válido conhecer cada uma, entender a linguagem e o tipo de público presente nela. Assim, você pode elaborar uma estratégia específica para cada e alcançar diversos nichos distintos.

Instagram

Para você, o Instagram parece somente uma rede social de entretenimento e diversão pessoal?

Se você pensa dessa forma, está na hora de mudar de visão, já que essa rede pode garantir diversos benefícios para o seu negócio.

O Instagram, além de ser uma rede de compartilhamento de imagens pessoais, também fortalece a imagem de uma marca perante o seu público-alvo. Nela, é possível divulgar de forma menos engessada o um produto/serviço.

Além disso, é possível ter uma conta específica para empresas que permite mensurar cada foto publicada e fazer o acompanhamento de dados fundamentais tais como o de avaliar o desempenho das postagens, verificar o alcance e o engajamento do conteúdo.

Twitter

Apesar de muita gente acreditar que ele não é mais utilizado, essa rede social não para de crescer.

O Twitter é considerado um ‘microblog’ onde você pode divulgar informações do seu negócio em tweets com até 140 caracteres.
A maior vantagem dessa rede social é a aproximação com o seu potencial cliente.

Com ele, é possível tirar pequenas dúvidas, responder questionamentos e garantir uma interação com a pessoa em tempo real. O que é totalmente diferente do atendimento de um SAC, por exemplo.

Mas para que ele seja útil e aliado ao seu negócio, é importante evitar situações como:

  • Postar pouco. O twitter é uma rede social conhecida pelo seu imediatismo. A final de uma copa do mundo, por exemplo, pode ser acompanhada em tempo real pelo twitter, assim como qualquer outro assunto do momento. Desta forma, a interação e a frequência são indispensáveis para bons resultados.
  • Não pesquisar o que as pessoas falam sobre a sua empresa. Acompanhar várias vezes ao dia o que os usuários do Twitter dizem sobre a sua empresa é importante para facilitar respostas e demais interações.
  • Não responder comentários negativos. Comentários negativos existem e a maneira de lidar com eles é respondendo de forma clara e tentando solucionar a questão da melhor forma.
  • Usar muitas hashtags no mesmo tweet. As hashtags são usuais, mas não em exagero.
  • Publicar conteúdos automáticos. Por ser uma rede social de interação rápida, as pessoas não gostam de ler conteúdos ‘robotizados’. Por isso, se você deseja usar o Twitter como aliado, é importante contratar uma pessoa ou uma agência para lidar com a sua conta, ou ter tempo suficiente para a interação.

Facebook

O Facebook é a rede social mais usada no mundo e, com certeza, é possível encontrar a sua persona lá.

Sendo assim, manter uma Fanpage bem atualizada sobre a sua empresa é tarefa indispensável para colher bons resultados. O empreendimento que não tem uma boa presença digital nessa rede, perde feio para a concorrência.

No Facebook é possível postar fotos, vídeos, gifs e informações relevantes sobre a sua empresa. Além do alcance orgânico, é possível também permite investir em mídias pagas, aumentando o alcance da sua fanpage e garantindo um retorno maior ao seu negócio.

Além disso, você também pode utilizar o Bot para Facebook, que é uma ferramenta onde um robô responde pequenos questionamentos, facilitando o diálogo entre o cliente-marca.

Google+

Esta rede social é concorrente direta do Facebook, e da mesma forma, possui amplas opções para um empreendedor.

É possível publicar vídeos, textos, fotos e seguir pessoas e empresas influentes sobre determinada marca ou assunto.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, o Google+ tem se tornado cada vez mais popular principalmente entre jovens de 13 a 17 anos.

Ou seja, apesar de não ser uma das redes sociais mais utilizadas, é importante ficar de olho nela, já que a tendência é só aumentar o crescimento.

YouTube

O YouTube é uma plataforma onde é possível encontrar de tudo: aulas, vídeos fotos de bebês, culinária, músicas, entrevistas e uma infinidade de conteúdos.

E por que a sua empresa deve estar no meio disso tudo?
Acontece que depois do “BUM” do YouTube, as empresas voltaram os olhos para essa rede social, já que é possível inserir diversos tipos de anúncios antes e durante os conteúdos.

Além do mais, se o vídeo for relevante e tiver um público específico do seu negócio, você pode criar tutoriais, dicas e até mesmo vídeos informativos.

LinkedIn

É óbvio que essa rede social não pode ficar de fora, afinal ela conta com cerca de 450 milhões de usuários com foco estritamente profissional.

Sendo assim, o LinkedIn pode ajudar a empresa a conquistar reconhecimento no mercado e visualização de outros profissionais e marcas, o que é importante para o networking.

É permitido, também, uma pesquisa direcionada por área de atuação, especialidade e até localização, o que é extremamente útil para a criação de campanhas mais funcionais.

Agora que você já sabe quais são os tipos de redes sociais que podem ajudar no seu negócio, só falta criar uma boa estratégia e garantir bons resultados!

Se você não sabe como fazer a gestão das redes sociais, conte com a BSB Connect. Possuímos profissionais especializados para ajudar a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais! E ah, siga a nossa Fanpage para ver sempre nossos conteúdos em sua timeline!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

©2016 BSB Connect. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?